A grande festa da curta-metragem está de volta!
Pelo quarto ano consecutivo O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal. Em 2016 a iniciativa estende-se a todo o mês de dezembro com sessões para toda a família em várias cidades do país.



Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França em 2011, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos.

Quer seja online, em cinemas ou em diferentes locais públicos ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante este curto mas intenso dia proporciona ao público a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras.
Neste dia, em que a criatividade se baseia na riqueza dos filmes e na imaginação dos organizadores, oferece-se diversidade e colocam-se em prática iniciativas inovadoras para promover o cinema em formato curto, de forma a incentivar novos criadores e práticas profissionais, aumentando os admiradores do formato e o acesso à cultura.







EUROPA
EM CURTAS

(Duração 80’ · M/12)

Neste programa apresentamos um conjunto de filmes europeus recentes que se destacaram nos principais festivais internacionais de cinema. Propomos um tour pela europa através de 7 curtas-metragens com temas tão diversos como a poesia e a dependência, ou tão importantes quanto conceito de fronteira, e onde haverá ainda espaço para gargalhadas.
Programa elaborado em colaboraçã o com a rede europeia Short Circuit.


PANORAMA NACIONAL

(Duração 72’ · M/12)

A curta-metragem portuguesa tem vindo a ser reconhecida pela sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos e talentosos cineastas. Esta é uma oportunidade de conhecer os jovens autores Gabriel Abrantes, Simão Cayatte, Eduardo Brito e Ana Maria Gomes e as histórias que têm para nos contar.

CURTINHAS
EM DEZEMBRO

(Duração 48’ · M/6)

Proposto pela Casa da Animaçã o, o programa “Curtinhas em Dezembro” inclui um conjunto de pequenas histórias repletas de aventura, peripécias e personagens únicas mas também de reflexões sobre temas como a solidão e o caminho certo a seguir.

PAPEL DE NATAL E OUTRAS HISTÓRIAS

(Duração 60’ · M/3)

Neste programa de filmes para os mais pequenos iremos conhecer uns cordões indisciplinados, uma varinha mágica peculiar, uma velhinha muito marota e amizades que provam que unidos somos sempre melhores e mais fortes. Tudo isto, celebrando o espírito natalício e não esquecendo as mais louváveis rotinas para um mundo mais limpo e saudável. Programa elaborado em colaboração com a rede europeia Short Circuit.




EUROPA EM CURTAS


NUGGETS

Andreas Hykade, Alemanha, 2014, ANI, 5’17”

Um kiwi encontra uma pepita dourada, e ao consumi-la experimenta um sentimento de grande felicidade. Mas à medida que o pássaro continua à procura desse primeiro momento de euforia, tudo se torna negro.


AMOR DE INVERNO (AMORE D’INVERNO)

Isabel Herguera, Itália-Espanha, 2015, ANI, 8’

Enquanto um casal caminha nas margens do rio e caçadores se escondem atrás de uma colina, amigos recordam na floresta a dançarina de Clavesana (Piemonte, Itália), como uma metáfora do amor livre que lentamente desaparece na paisagem de inverno.


ADEUS MR. DE VRIES (GOODBYE MR. DE VRIES)

Mascha Halberstad, Holanda, 2012, ANI, 6’

O Senhor De Vries (93 anos) encontra-se sentado à janela enquanto aguarda pacientemente pela morte. Até que um dia é surpreendido pela chegada de uma encomenda.


PLANETA SIGMA (PLANET SIGMA)

Momoko Seto, França, 2014, FIC, 11’14”

No planeta Sigma, há criaturas gigantes presas no interior do gelo, explosões submarinas provocaram o aquecimento global e uma nova vida tem início para os animais.


IMPORT

Ena Sendijarevic, Holanda, 2016, FIC, 16’55”

Uma família de refugiados bósnios chega a uma aldeia na Holanda após obter uma autorização de residência em 1994. Enquanto tentam fazer deste novo mundo o seu lar, surge uma série de situações absurdas.


MÃES EM CHAMAS (MOMS ON FIRE)

Joanna Rytel, Suécia, 2016, ANI, 12’49’’

Num bairro normal de uma cidade normal, duas mulheres grávidas estão sentadas num sofá, a quatro dias da data prevista para o nascimento. A situação é insuportável mas inevitável…


LAR (HOME)

Daniel Mulloy, Kosovo-Reino Unido, 2016, FIC, 20’21”

Enquanto milhares de homens, mulheres e crianças tentam entrar na Europa, uma família inglesa de classe média parte de automóvel para o que parecem ser as suas férias.





PANORAMA NACIONAL


PENÚMBRIA

Eduardo Brito, Portugal, 2016, FIC, 8’36’’

Penúmbria, a distópica, foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra quase permanente provocada por uma montanha a sul. Até que um dia, os seus habitantes decidiram entregá-la ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.


MENINA

Simão Cayatte, Portugal, 2016, FIC, 15’

Lisboa, 1971. Uma jovem “mulher do lar” ganha coragem e descobre uma realidade que mudará a sua vida.


UMA BREVE HISTÓRIA DA PRINCESA X (A BRIEF HISTORY OF PRINCESS X)

Gabriel Abrantes, Portugal·França·Reino Unido, 2016, FIC, 7’

Um retrato delirante da escultura Princess X de Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha-bisneta de Napoleão, Marie Bonaparte.


ANTÓNIO, LINDO ANTÓNIO

Ana Maria Gomes, França·Portugal, 2015, DOC, 41’47”

António, lindo António é um documentário que procura saber as razões pelas quais o tio da realizadora, que partiu há 50 anos para o Brasil, nunca mais voltou à sua aldeia, para indignação da sua mãe e dos irmãos: “A casa não saiu do sítio, só tem que pegar num GPS se já não encontrar o caminho.” Entre um Portugal tradicional e o Rio de Janeiro onde se instalou o tio António, um oceano de incompreensões e de omissões.





CURTINHAS EM DEZEMBRO


TIGRES AMARRADOS A UMA CORDA (TIGRES A LA QUEUE LEU LEU)

Benoît Chieux, França, 2014, ANI, 8’

Um rapaz muito preguiçoso, pressionado pela mãe que já não suporta vê-lo dormir o dia inteiro, acordando só para comer, decide dedicar-se ao trabalho revelando uma imaginação, inventividade e perseverança fora de série.


#LINGO

Vicente Nirō , Portugal, 2015, ANI, 10’

Para ultrapassar a solidão e o desprezo dos outros, Manuel conecta-se às redes sociais para arranjar alguma companhia. Brevemente percebe que amigos on-line, likes e selfies não trazem a felicidade.


CAMINHO DE ÁGUA PARA UM PEIXE (CHEMIN D’EAU POUR UN POISSON)

Mercedes Marro , França, 2016, ANI, 8’19”

Numa noite estrelada, num bairro desfavorecido algures na América Latina. Óscar dorme no seu quarto quando um vendaval o acorda. Através da sua janela vê um pequeno peixe a saltar num charco. Óscar tenta salvar o peixe, numa Aventura desenfreada e cheia de misteriosas peripécias.


SEMELHANTE (ALIKE)

Daniel Martinez Lara & Rafa Cano Méndez, Espanha, 2015, ANI, 8’01”

Apesar da vida atarefada, Copi é um pai que tenta ensinar ao filho, Paste, o que é correto. Qual será o caminho certo?


A LUA E O LOBO (LA LUNE ET LE LOUP)

Toma Leroux, França, 2014, ANI, 6’

À noite, numa cidade adormecida, numa cozinha deserta ouve-se um microondas onde um biberão aquece e um bebé aguarda sedento.


UM, DOIS, ÁRVORE (ONE, TWO, TREE)

Yulya Aronova , França, 2014, ANI 6’50”

História de uma árvore, uma árvore como as outras. Um belo dia, ela enfia umas botas e parte em passeio, convidando todos os que encontra pelo caminho a seguirem-na e o seu quotidiano transforma-se numa farândola.

 








PAPEL DE NATAL E OUTRAS HISTÓRIAS


KOYAA (KOYAA - LAJF JE CIST ODBIT)

Kolja Saksida, Eslovênia, 2011, ANI, 3’05”

Koyaa resolve os problemas do dia a dia à sua maneira. Felizmente não está sozinho: de manhã, quando quer apertar os cordões dos sapatos mas os laços não obedecem, recorre ao seu amigo, o sábio corvo, sempre pronto para dar uma ajuda.


CORAJOSA (PAWO)

Antje Heyn, Alemanha, 2015, ANI, 7’38”

Esta é a aventura mágica de uma pequena boneca que se encontra num mundo peculiar. Graças a uns companheiros estranhos, vai-se apercebendo da sua força e das suas habilidades. Esta história é também sobre a coragem de enfrentar a vida sem medo e com confiança – embora às vezes as coisas não sejam bem como gostaríamos que fossem...


O MONSTRO DOS COGUMELOS (MUSHROOM MONSTER)

Aleksander Leines Nordaas, Noruega, 2013, ANI, 6’

Se fosses um pequeno e peludo Monstro dos Cogumelos, até onde irias para pôr as tuas patinhas no maior cogumelo de sempre?


ATENÇÃO AO CLIENTE (ATENCIÓN AL CLIENTE)

Marcos Valín, David Alonso, Espanha, 2007, ANI, 8’

Num futuro frio e hostil, uma senhora idosa tem que quebrar algumas regras e ultrapassar vários obstáculos para conseguir comida para o seu fiel cão.


A GAIOLA (LA CAGE)

Loic Bruyere, França, 2016, ANI, 6’

A história de um encontro: um urso enjaulado que não sabe cantar e um passarinho que não sabe voar mas canta esplêndidamente. A sua amizade será benéfica para ambos e juntos ultrapassarão as suas incapacidades.


PAPEL DE NATAL

José Miguel Ribeiro, Portugal, 2015, ANI, 30’

Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, resgatam o pai de Camila das garras do monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.








SESSÃO ESPECIAL CINEMATECA PORTUGUESA


À NOITE FAZEM-SE AMIGOS

Rita Barbosa, Portugal, 2016, FIC, 24'

No ano em que não se fez cinema em Portugal, um grupo de amigos embarca numa expedição misteriosa. Foram ver os lobos no seu habitat natural mas ficaram fechados numa casa onde não tinham muito que fazer. À medida que a noite ia passando a expedição parecia cada vez mais gorada, até que por fim, o biólogo que lhes prometera aventuras apareceu. Mas mesmo já no meio do campo, não viram lobos e nenhum lobo os viu a eles. Ficamos sem saber como tudo termina, ficamos mesmo sem saber se aquilo alguma vez havia começado.


SINAIS DE SERENIDADE POR COISAS SEM SENTIDO

Sandro Aguilar, Portugal, 2012, FIC, 28’

Segundo o lunário perpétuo: “Quando as brasas ou faÍscas de fogo se pegarem ao vaso de água denota vento. Quando os montes ecoarem muito e o mar fizer grande ruído, denota ventos tempestuosos e tempestades no mar. Quando, ao amanhecer, aparecer muita névoa, denota serenidade por dois dias”. A ver vamos.


PENÚMBRIA

Eduardo Brito, Portugal, 2016, FIC, 8’36’’

Penúmbria, a distópica, foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra quase permanente provocada por uma montanha a sul. Até que um dia, os seus habitantes decidiram entregá-la ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.


FIESTA FOREVER

Jorge Jácome, Portugal-França, 2016, DOC. 20’

Discotecas abandonadas, futuros amantes e sonhos antigos.

As condições de acesso às sessões de cinema são definidas pela organização de cada entidade associada.


ABRANTES

(21/12) ESPALHAFITAS CINECLUBE, SR. CHIADO
15:00 Papel de Natal e outras Histórias

(22/12)
21:30 Panorama Nacional


ALBUFEIRA

(21/12) FNAC ALGARVE SHOPPING
18:00 Panorama Nacional


ALMADA

(21/12) FNAC ALMADA
17:00 Panorama Nacional


AMADORA

(21/12) FNAC ALFRAGIDE
17:00 Panorama Nacional


AMARANTE

(21/12) CINECLUBE DE AMARANTE, CINEMA TEIXEIRA DE PASCOAES
21:30 Europa em Curtas


BARCELOS

(22/12) ZOOM CINECLUBE, TEATRO GIL VICENTE
15:00 Curtinhas em Dezembro
21:00 Panorama Nacional


BRAGA

CINECLUBE AURÉLIO DA PAZ DOS REIS, CASA DOS CRIVOS
(19/12)

10:30 Papel de Natal e outras Hitórias

(20/12)
10:30 Curtinhas em Dezembro
21:30 Panorama Nacional

(21/12)

21:30 Europa em Curtas

(21/12) FNAC BRAGA SHOPPING
17:00 Programa Especial


CASCAIS

(21/12) FNAC CASCAIS SHOPPING
16:00 Panorama Nacional


CASTRO VERDE

(14/12) FÓRUM MUNICIPAL DE CASTRO VERDE
21:30 Europa em Curtas


COIMBRA

(21/12) FILA K CINECLUBE, MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA
18:30 Papel de Natal e outras Histórias
21:30 Papel de Natal e outras Histórias

(21/12) FNAC FORUM COIMBRA
17:00 Panorama Nacional


CONSTÂNCIA

(21/12) CÂMARA MUNICIPAL DE CONSTÂNCIA, CINE- TEATRO MUNICIPAL
10:30 Papel de Natal e outras Histórias (escolas)


ELVAS

(21/12) UMCOLETIVO, GOTA D'ARTE
22:00 Europa em Curtas


ÉVORA

FÓRUM EUGÉNIO DE ALMEIDA (16/12)
10:00 Panorama nacional (escolas)
14:30 Panorama nacional (escolas)
16:00 Panorama nacional (escolas)
21:30 Panorama nacional
(17/12)
21:30 Europa em Curtas
(21/12)
14:30 Curtinhas em Dezembro


FARO

(17/12) CINECLUBE DE FARO E SHORTCUTZ FARO, SOCIEDADE RECREATIVA ARTÍSTICA FARENSE
22:30 Programa Associado


(21/12) FNAC FÓRUM ALGARVE
18:00 Panorama Nacional


FUNCHAL

(21/12) FNAC MADEIRA SHOPPING
17:00 Panorama Nacional


GUARDA

CINECLUBE DA GUARDA, TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA
(10/12)

16:00 Papel de Natal e outras Histórias

(21/12)
21:30 Europa em Curtas


GUIMARÃES

(18/12) CINECLUBE DE GUIMARÃES
21:45 Programa Associado

(21/12) FNAC GUIMARÃES SHOPPING
17:00 Curtinhas em Dezembro


LAGES DO PICO

(21/12) MIRATECARTS, AUDITÓRIO DO MUSEU DOS BALEEIROS
21:00 Programa Associado


LEÇA DA PALMEIRA

(21/12) FNAC MAR SHOPPING
18:30 Papel de Natal e outras Histórias


LEIRIA

(21/12) FNAC LEIRIA
17:00 Panorama Nacional


LISBOA*

(21/12) CINEMATECA PORTUGUESA
21:30 Sessão Especial


MAIA

(10/12) INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DA MAIA, CINEMA VENEPOR
21:00 Europa em Curtas


MATOSINHOS

(21/12) FNAC NORTE SHOPPING
16:00 Curtinhas em Dezembro


OEIRAS

(21/12) FNAC OEIRAS PARQUE
16:00 Panorama Nacional


PONTA DELGADA

(21/12) 9500 CINECLUBE, CINE-SOLMAR
21:30 Programa Associado


PONTA DO SOL

(07+09/12) MADEIRA MICRO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, AUDITÓRIO JOHN DOS PASSOS
10:30 Papel de Natal e Outras Histórias


PORTO

(21/12) SHORTCUTZ PORTO E SUPER 9 MOBILE FILM FEST, MIRA FORUM
21:00 Programa Associado


(21/12) FNAC SANTA CATARINA
18:30 Curtinhas em Dezembro

(22/12) CINECLUBE DO PORTO, CASA DAS ARTES
21:30 Programa Especial


SARDOAL

(21/12) ESPALHAFITAS CINECLUBE, CENTRO CULTURAL GIL VICENTE
21:30 Europa em Curtas


SETÚBAL

(21/12) CASA DA CULTURA
10:30 Curtinhas em Dezembro (escolas)
11:30 Papel de Natal e outras Histórias (escolas)
14:30 Curtinhas em Dezembro (escolas)
16:00 Papel de Natal e outras Histórias (escolas)

(21/12) CINEMA CHARLOT
18:30 Panorama Nacional
21:30 Europa em Curtas


VILA DO CONDE

PISCINA INTERIOR DO SANTANA HOTEL & SPA
(01/12)

10:00 Programa Especial
(04/12)

15:30 Programa Especial

(11/12)

15:30 Programa Especial


(18/12) CINECLUBE DE VILA DO CONDE, TEATRO MUNICIPAL
16:00 Europa em Curtas
21:45 Europa em Curtas

ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA ARTES E DESIGN (ESMAD)
(19/12)
18:30 Programa Associado

(20/12)
18:30 Programa Associado


V. N. DE FAMALICÃO

(21/12) FUNDAÇÃO CUPERTINO MIRANDA, AUDITÓRIO
10:00 Programa Associado
14:30 Programa Associado


(21/12) CINECLUBE DE JOANE, CASA DAS ARTES DE FAMALICÃO
21:45 Europa em Curtas


V. N. DE GAIA

(21/12) FNAC GAIA SHOPPING
17:00 Curtinhas em Dezembro



VILA REAL

(20/12) SHORTCUTZ VILA REAL, TEATRO DE VILA REAL
21:30 Programa Especial



VISEU

(21/12) SHORTCUTZ, CARMO’81
22:00 Programa Associado



OUTROS ECRÃS!

ODMC NA TV!
Para além das sessões em agenda, ODMC estará também na televisão, com a exibição de curtas-metragens em programas dedicados.

CINEMAX CURTAS (RTP 2)
21 dezembro, às 23h: "A noite mais longa das curtas" trará ao pequeno ecrã os filmes Semelhante (Alike) de Daniel Martinez Lara e Rafa Cano Méndez, Import de Ena Serdijarevic, Rampa de Margarida Lucas e António, Lindo António de Ana Maria Campos.

TVCINE & SÉRIES (TVC2)
21 de dezembro, Programa Especial O DIA MAIS CURTO 18:35 Boa Noite Cinderela, Carlos Conceição · 19:10 Canção de Amor e Saúde, João Nicolau · 19:45 Coro Dos Amantes, Tiago Guedes · 20:15 Balada De Um Batráquio, Leonor Teles 20:35 Bué Sabi, Patrícia Vidal Delgado

METRO TV (PORTO)

21 de Dezembro, nas estações e veículos com Metro TV será exibido o filme Nossa Senhora da Apresentação de Abi Feijó, Alice Eça Guimarães, Laura Gonçalves e Daniela Duarte


ODMC na WEB

ODMC também vai estar na Internet! Entre os dias 14 e 21 de dezembro, a Agência da Curta Metragem disponibiliza 5 filmes para visualização online no seu site: www.curtas.pt/agencia

Uma oportunidade única para ver uma sessão de filmes portugueses galardoados internacionalmente e comprovar a grande qualidade do cinema nacional!

Abraço do Vento, José Miguel Ribeiro
Rapace, João Nicolau
Amélia & Duarte, Alice Guimarães e Mónica Santos
A Olhar Para Cima, João Figueiras
Vicky & Sam, Nuno Rocha



SESSÕES PARA ESCOLAS

Entre os dias 1 e 16 de dezembro, alunos de diferentes graus de ensino de várias escolas do país terão a oportunidade de participar na festa da curta-metragem.





ORGANIZAÇÃO

APOIOS

PARCEIROS

APOIO À DIVULGAÇÃO

INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

CURTAS METRAGENS CRL

Praça José Régio, 110 - 1º 4480-718, Vila do Conde, Portugal.

Tel +351 252 646516

Fax +351 252 638027

info@curtas.pt

www.curtas.pt

AGÊNCIA DA CURTA METRAGEM

Tel +351 252 646683
agencia@curtas.pt
www.curtas.pt/agencia

PROGRAMAÇÃO E RESERVAS

jussara@curtas.pt

COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

press@curtas.pt