Pelo terceiro ano consecutivo, O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal. Em 2015, a iniciativa estende-se a todo o mês de dezembro com sessões de curtas-metragens para toda a família em várias cidades do país.
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto. Em Portugal, o evento é organizado, uma vez mais, pela Agência da Curta Metragem.
Este programa de filmes distribuídos pelo Short Circuit, rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens, é uma oportunidade para conhecer autores europeus e o seu olhar sobre o mundo, com toda a sua complexidade e fantasia. Uma ocasião para ver alguns dos filmes mais destacados e premiados nos últimos anos.
A curta-metragem portuguesa tem vindo a ser reconhecida pela sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo e pela revelação de novos e talentosos cineastas. No entanto, em muitos casos, permanece desconhecida no nosso país. Esta é uma oportunidade de conhecer estes autores e as histórias que têm para nos contar.
Destinado a toda a família, este programa é uma proposta da Casa da Animação (em parceria com o Festival de Cinema de Estugarda) e inclui um conjunto de animações onde a educação pela imagem se encontra de braço dado com a diversão!
Este programa, preparado pelo Short Circuit e transversal a todos países participantes n’O Dia Mais Curto, é composto por pequenas histórias sem palavras, oriundas de toda a Europa, que nos levam ao encontro de animais engraçados numa viagem pelas quatro estações do ano.
CANDEEIRO DE MANTEIGA DE YAK (LA LAMPE AU BEURRE DE YAK)
Wei Hu, França/China, 2013, FIC, 15’30’’
Um jovem fotógrafo e o seu assistente tiram o retrato a nómadas tibetanos. Contra fundos diversos, mais ou menos exóticos, famílias inteiras posam para eles. Através destes planos, o fotógrafo irá estabelecer laços únicos com cada um dos vários aldeões.
PATAS DE ELEFANTE (ELEPHANT FEET)
Dan Geesin, Holanda, 2011, FIC, 15’30’’
Thomas, um imigrante nos Países Baixos, vive estranhos acontecimentos no seu primeiro turno da noite num posto de gasolina.
PÁSSAROS
Filipe Abranches, Portugal, 2009, ANI, 7’
A desventura de uma velha mulher obcecada com pássaros e do seu filho, que pensa poder voar.
TAPE GENERATIONS
Johan Rijpma, Holanda, 2011, ANI, 2’30’’
Grandes grupos de rolos de fita cola passam por um processo imprevisível de desenvolvimento e degeneração. O ritmo extremamente lento desses objetos revela-se dentro de um espaço isolado onde tudo é composto numa estrutura simétrica equilibrada. A partir deste estado ordenado, diferenças e desvios de comportamento resultam em movimentos e composições inesperadas que de certo modo nos parecem familiares.
WHIRR
Timo Katz, Alemanha, 2006, EXP, 3’
Casas semelhantes foram construídas nos anos 60 e, ao longo dos anos, foram sendo transformadas pelos seus proprietários. Ao reduzir estas imagens redundantes de edifícios em planos de rastreamento lineares, o filme ganha uma visão sobre como as transformações e irregularidades estruturais oscilam em torno de uma ideia inicial de arquitetura, sem nunca obter uma descrição exata.
NÃO PODES FAZER TUDO AO MESMO TEMPO, MAS PODES DEIXAR TUDO DE REPENTE (YOU CAN’T DO EVERYTHING AT ONCE, BUT YOU CAN LEAVE EVERYTHING AT ONCE)
Marie-Elsa Sgualdo,Suíça, 2012, FIC, 15’
Sem sabermos, atribuímos importância a histórias fantasmas que circulam em torno de nós. De tal forma que, em 2011, Marie-Elsa Sgualdo descobriu o trabalho do realizador espanhol José Luis Guerin e então surgiu o desejo de entrar em contato com ele. “Pensei em escrever-lhe uma carta em forma de auto ficção para tentar expressar o que me motivou”.
QUARTO 606 (ROOM 606)
Peter Volkart, Suiça, 2012, FIC, 15’
O vendedor ambulante Jonathan Fisch vende olhos de vidro. A sua viagem leva-o para fora da província, ficando hospedado num hotel decadente. O número 606 do sótão tem as suas armadilhas. Algo bastante peculiar está a acontecer para além do muro. Jonathan Fisch espera uma noite muito turbulenta. Uma noite que começa no final do outono e só termina na primavera.
PANORAMA NACIONAL
BLOOD BROTHERS
Marco Espírito Santos e Miguel Coimbra, Portugal, 2015, DOC·EXP, 6’21’’
“Blood Brothers” acompanha uma noite na vida dos Forcados Amadores de Montemor. De regresso à mais importante arena do país pela primeira vez após a morte do seu líder, terão de demonstrar que o seu espírito vencedor ainda vive entre eles.
TRÊS SEMANAS EM DEZEMBRO
Laura Gonçalves, Portugal, 2013, ANI, 6’13’’
Numa história pessoal que enaltece os laços familiares, utilizando o sketchbook e a família como referência, este filme segue um formato diarístico, mostrando diversas situações e eventos que fazem parte da cultura e rotina em Belmonte, durante a época do Natal.
CAMPO À BEIRA MAR
André Ruivo, Portugal, 2015, ANI, 8’
Quando chega o verão as praias junto ao mundo rural são tomadas por estranhos invasores.
LONGE DO ÉDEN
Carlos Amaral, Portugal, 2013, FIC, 15’
Um sobrevivente viaja em busca de um último bastião de civilização, lutando para sobreviver mas nunca perdendo esperança de que ainda exista algo do passado nostálgico que vive na sua memória.
AMÉLIA & DUARTE
Alice Guimarães e Mónica Santos, Portugal, 2015, ANI, 8’30’’
Nesta história, somos guiados através do relacionamento de Amélia e Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com os sentimentos que vêm depois do final de uma relação.
INVENTÁRIO DE NATAL
Miguel Gomes, Portugal, 2000, FIC, 23’
É dia 25 de Dezembro, em meados dos anos 80. A família reúne-se em casa dos avós por entre reposteiros vermelhos na janela que dá para a marquise, relógios de pêndulo, cadeiras com assentos em vime e um presépio enorme. Não há um destaque individual, interessa apenas o retrato de grupo constituído por quatro gerações e dois cães.
CURTINHAS
O CANTO DOS 4 CAMINHOS
Nuno Amorim, Portugal, 2014, ANI, 11’
Desde o dia em que um belo pássaro se zangou com Tião, o guarda de um campo de milho, o silêncio envolveu o campo. Tião procura agora reaver o canto perdido daquela ave.
TRÊS REIS – PASTORAL (TRZEJ KRÓLOWIE)
Anna Blaszczyk, Polónia, 2014, ANI, 8’ 09”
Baseado num conto de Natal polaco de 1843. Com imagens coloridas, o filme relata a viagem atribulada de três reis, o ingénuo Gaspar, o enver- gonhado Belchior e o tímido Baltazar, que seguem a luz da estrela.
OS DOIS AMIGOS(DEUX AMIX)
Natalia Chernysheva, França, 2014, ANI, 4’ 02”
Uma lagarta e um girino tornam-se amigos à medida que crescem e evoluem nos seus habitats. Um dia a mudança é de tal ordem que deixam de se reconhecer.
O COELHO KUNG FU E O E.T. QUERIDINHO
Zhiyong Li, China, 2014, ANI, 8’ 13”
Um micro E.T. invade a casa de Vincent, e tira fotos de tudo o que gosta. Porque tem poderes especiais, ele consegue mover os objetos sem tocá-los e torna-se amigo do Coelho Kung Fu. Mas será que o E.T. consegue voltar para casa em segurança?
UM, DOIS, TRÊS (ONE, TWO, THREE)
Yulia Aronova, França, 2014, ANI, 7’
Esta é a história de uma árvore, uma árvore única. Um dia, salta para um par de botas e parte, convidando todos aqueles que encontra a seguirem-na. A vida aborrecida de todos os dias desaparece à medida que todos escapam e dançam alegremente.
O GATO DO SIMON EM TEMPOS LOUCOS (SIMON’S CAT IN THE CRAZY TIME)
Simon Tofield, Reino Unido, 2014, ANI,1’ 44”
O gato do Simon está a dar em louco e desata numa desenfreada perseguição por toda a casa.
O PRÍNCIPE KI-KI-DO: O MONSTRO DO PÂNTANO (PRINC KI-KI-DO, POSAST IZ MOCVIRJA)
Grega Mastnak, Eslovénia, 2014, ANI,4’ 12”
Os habitantes do pântano são corridos de sua casa pelos uivos de um terrível monstro. Procuram socorro e abrigo na torre do príncipe Ki-Ki-Do e os seus fiéis amigos Tine e Bine voam destemidamente até ao pântano para confrontarem o monstro.
A BICICLETA DO ELEFANTE (LE VÉLO DE L’ÉLÉPHANT)
Olesya Schukina, França, 2014, ANI, 8’42”
Um elefante vive numa cidade, entre as pessoas e trabalha como varredor. Um dia, ao olhar para um grande anúncio, vê uma bicicleta que parece ideal para ele. E neste momento a sua vida muda.
CONTOS À SOMBRA DAS ÁRVORES
ÉTER
Jorge García Velayos, Espanha, 2013, ANI, 5’
Uma viagem convidativa pela natureza através do vento (folhas) e dos elementos aquáticos (peixes).
O CANTO DOS 4 CAMINHOS
Nuno Amorim, Portugal, 2014, ANI, 11’
Desde o dia em que um belo pássaro se zangou com Tião, o guarda de um campo de milho, o silêncio envolveu o campo. Tião procura agora reaver o canto perdido daquela ave.
SONHOS FELIZES (SLATKI SNOVI)
Dinko Kumanovic, Croácia, 2015, ANI, 12’
O sono despreocupado de um porquinho-da-índia dormindo na segurança da sua gaiola confortável é subitamente interrompido quando acorda numa floresta estranha. Mas ele consegue sobreviver e realizar um sonho que não é apenas dele. Uma homenagem sonora e visual aos filmes mudos e clássicos dos desenhos animados de Charlie Chaplin e Chuck Jones.
A LUVA (LA MOUFLE)
Clémentine Robach, França, Bélgica, 2014, ANI, 8’10’’
Está a nevar. Lily e o seu avô constroem uma pequena casa de pássaros para ajudarem os pássaros a sobreviverem ao inverno. “Mas onde é que os outros animais do jardim se abrigam durante essa altura do ano?”, pergunta-se a menina. Por isso, põe uma das suas luvas no pé da árvore onde fixaram a casa de pássaros.
ZEBRA
Julia Ocker, Alemanha, 2013, ANI, 2’45’’
Um dia, a zebra foi de encontro a uma árvore.
A LAGARTA E A GALINHA (IL BRUCO E LA GALLINA)
Michela Donini e Katya Rinaldi, Itália, 2013, ANI, 10’15’’
A lagarta e a galinha são as melhores amigas. Ambas sabem que chegou a altura de se separarem; será a natureza, o pulsar secreto do mundo, a ditar esse ritmo.
SESSÃO ESPECIAL CINEMATECA PORTUGUESA
VIGIL
Rita Cruchinho Neves, Portugal, 2015, ANI, 12'33''
Vígil tropeça, um dia, na sua vida quotidiana. O seu desenvolvimento individual condu-lo a um maior espaço de liberdade ou à consciência trágica de que, afinal, não é mais do que a parte de um todo?
“Rampa” conta-nos a história de Matilde, uma adolescente de 14 anos que a meio das férias do verão é despejada de casa, um resultado do divórcio conflituoso dos seus pais. Matilde e a família vão viver para um bairro social. Em setembro, de regresso às aulas no colégio, na tentativa de ser aceite Matilde esconde os acontecimentos familiares.
Talvez a experiência de Kolja de subir ao topo da árvore, de metamorfosear o seu corpo (humano) com a árvore (natureza) aventurando-se na fronteira da terra com o céu, venha confirmar a sua pureza de espírito, a grandiosidade dos idiotas ou a imbecilidade dos místicos. Ou será tudo isto junto? Talvez seja um sintoma dos iluminados ou somente um suicídio elaborado.
SOBRE EL CIELO
Jorge Quintela, Portugal, 2015, FIC, 35'
O passado é já a projeção do futuro. Contudo, nada mais é que uma luz no céu.
UNDISCLOSED RECIPIENTS
Sandro Aguilar, Portugal, 2015, FIC, 25'
Antes e depois daquele segundo beijo.
SESSÃO ESPECIAL VILA DO CONDE
VILA DO CONDE ESPRAIADA
Miguel Clara Vasconcelos, Portugal, 2015, FIC, 35'
Um rapaz de Vila do Conde grava uma cassete-carta de amor. A sua voz mistura-se com música, imagens de arquivo e histórias do passado, umas vividas outras ouvidas.
A GLÓRIA DE FAZER CINEMA EM PORTUGAL
Manuel Mozos, Portugal, 2015, FIC, 16'
A 18 de Setembro de 1929, José Régio escreveu uma carta a Alberto Serpa onde manifestou a vontade de fundar uma produtora para começar a fazer cinema. Para isso, pediu-lhe que contactasse um amigo seu, que teria uma câmara de filmar. Durante quase noventa anos, nada se soube sobre o desfecho deste pedido: nunca se encontrou qualquer resposta de Serpa à carta e Régio não terá voltado a mencionar o assunto. Porém, a descoberta de velhas bobines no espólio de um colecionador, parece conter o desfecho desta história.
A sessão contará com a presença dos realizadores.
As condições de acesso às sessões de cinema são definidas pela organização de cada entidade associada.
ODMC NA TV!
Para além das sessões em agenda, ODMC está na televisão por todo país, com exibição de curtas- metragens e programas dedicados.CINEMAX (RTP2)
9 e 16 de dezembroTVCINE & SÉRIES (TVC2)
21 de dezembro, às 21:00, Programa Especial O Dia Mais CurtoMETRO TV (PORTO)
21 de dezembro, nas estações e veículos com Metro TV
SESSÕES PARA ESCOLAS
Entre os dias 1 e 16 de dezembro, alunos de diferentes graus de ensino de várias escolas do país terão a oportunidade de participar na festa da curta-metragem.
CURTAS METRAGENS CRL
Auditório Municipal Praça da Republica 4480-715, Vila do Conde, Portugal.